Em seu primeiro jogo, o Palestra Italia venceu o Savoia por 2 a 0 e, de quebra, conquistou a Taça Savoia em 1915.
Quase cinco meses após a fundação, o jovem clube estreou dentro de campo. No dia 24 de janeiro de 1915, em Votorantim, região de Sorocaba, o Palestra enfrentou o Savoia, equipe também de imigrantes italianos. De pênalti, o zagueiro e capitão Bianco, anotou o primeiro gol da camisa alviverde. O atacante Alegretti ainda ampliou. Na foto, minutos antes da partida, a bandeira nas tribunas do estádio dão as boas vindas ao Palestra.
Após a partida, em sua sede, o time local entregou ao Palestra a Taça Savoia. Na ocasião, Luigi Cervo, mentor da criação do clube e derrotado no segundo quadro, discursou em agradecimento. O jornal Fanfulla, voltado aos imigrantes italianos, noticiou com entusiasmo o triunfo da equipe em sua edição de 25 de janeiro de 1915.
“Uma soberba afirmação do Palestra Itália!”, titulou o periódico. “Os valores vencedores foram agarrados, beijados e levados em triunfo para os vestiários. Registramos com viva satisfação o sucesso obtido pelo time nesta estreia, na qual se revelou sua excelente organização e os ótimos elementos que o compunham”, descreveu o Fanfulla.
FICHA TÉCNICA:
SPORT CLUB SAVOIA 0 X 2 PALESTRA ITÁLIA
Local: Campo dos Castelões, em Votorantim (SP)
Data: 24 de janeiro de 1915
Árbitro: Sílvio Lagreca
Gols: PALESTRA ITÁLIA: Bianco e Alegretti
PALESTRA ITÁLIA: Stillitano; Bonato e Fúlvio; Police, Bianco e Valle; Cavinato, Américo, Alegretti, Amílcar e Ferré
SPORT CLUB SAVOIA: Colbert; Dindino e Silvestrini; Gigi, Zecchi e Fredrich; Imparato, Cardoso, Ferreira II, Imparatinho e Pinho
Bianco, autor do primeiro gol do Palestra Itália (Foto: Site oficial / SE Palmeiras)
Campo dos Castelões, vizinho às casas dos operários da fábrica Votorantim
(Foto: Reprodução / TV Votorantim)
Tribuna do Campo dos Castelões, no dia do primeiro jogo do Palestra Itália
(Foto: Arquivo pessoal / Gerson Júnior)
Nenhum comentário:
Postar um comentário